Videoperformance MASOM

pé e sombrapau sentada

A obra explora jogos de tensão e harmonia entre a imagem do ambiente (Cachoeira da Fumaça, Capão, Chapada Diamantina/BA), o corpo da performer e sua sombra.

Concepção e interpretação: Alba Vieira;
Edição de imagens: Lu Andro;
Fevereiro de 2016; 4’47”

As pulsões e conexões corpo-ambientais que brotaram no corpo performativo, reverbera nos cortes, fragmentos e movimentações imagéticas que dialogam e se hibridizam para constituírem MASOM

O estado de yoga nidra e somático-meditativo-performativo, buscado pela perfomer, foi alcançado pela realização inicial de propostas do Shivam Yoga (pranayamas, asanas, mudras).

O que está presente e ausente neste vídeo? Como o corpo performativo se percebe enquanto visualiza sua imagem-sombra e a imagem-ambiente? Como essa diferente forma de se perceber modifica a conexão da performer com e no espaço? Essas são algumas das indagações que podem surgir para quem assiste o processo dinâmico de mutação entre distintas texturas de imagens, sons, interações, corpos e movimentos.

Fica ainda, para a performer, a seguinte curiosidade: Como quem assiste percebe imagens da natureza, imagens do corpo, iMAgens da SOMbra do corpo em MASON? Ela nunca saberá ao certo.
Esse vídeo-performance reflete o desejo da artista em se inserir, a partir da experiência vivida, na discussão sobre a complexidade que permeia a produção de imagens na contemporaneidade ao adotar o conceito de ‘ecologia de imagens’ de Sunil Manghani.

sombra e pésombra e maomao sombra florcachoeira e sombrapau dançandopau 4pau 2pau 1

Ficha técnica
Título: Masom
Concepção e interpretação: Alba Vieira
Captação de imagens: Câmera Go Pro e Alba Vieira
Edição de imagens: Lu Andro
Descrição: Vídeo-performance de 4’47”
Trilha sonora: Música Courant d’air de René Aubry e corrente de ar do ambiente em que foi gravado o vídeo
Local e época da gravação: Cachoeira da Fumaça, Capão, Chapada Diamantina/BA (fevereiro de 2016)