Qualificando Mostras de Dança com Crianças: Processos Colaborativos, Apreciação ao Vivo e de Registros em Vídeos

 

A pesquisa em interface com ensino e extensão, “Educação em Artes”, inclui
vários subprojetos em Dança; desde 2008, semestralmente, ocorreram as
mostras “Ladrilho, Ladrilhando e Brincando” (sétima em dezembro de 2011). O
objetivo do estudo é investigar a influência da Mostra no conhecimento artístico
das crianças que vivenciaram o palco como intérprete-criadores e a platéia
como apreciadores ao vivo e dos registros em vídeo das apresentações. Todos
os envolvidos no evento também assumiram diversos papéis para contribuir
com a narrativa construída em processos colaborativos. Os resultados indicam
que as experiências acumuladas nas Mostras foram bastante relevantes para
ampliar e ressignificar o conhecimento artístico dos participantes.

Autores

Alba Pedreira Vieira, Universidade Federal de Viçosa
Pedreira, Luandro Vieira, Independente
Aline Dutra Fialho, Universidade Federal de Viçosa
Fernanda Di Nardi Bastos, Universidade Federal de Viçosa
Daiane Gomes dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

 

download-01