Formação artístico-cultural de pais e professores de alunos de instituições educacionais: a dança em foco

Um dos grandes desafios enfrentados pela dança na contemporaneidade é realizar propostas educacionais em instituições educacionais que envolvam não somente os alunos, mas também seus pais e professores. O presente projeto de pesquisa, em interface com a extensão e o ensino, desenvolveu oficinas e outras atividades de dança com estudantes de 7-12 anos em três escolas públicas e três centros de educação infantil da cidade de Viçosa/MG e, também, com seus pais e professores. Delimitamos, neste artigo, nossa discussão à narração e reflexão sobre as ações e propostas artístico-culturais de dança com o público adulto. O trabalho com os professores, além de ter lhes permitido vivenciar a dança como arte, acrescentando essa experiência em sua formação cultural pessoal e profissional, permitiu também que eles se dessem continuidade ao trabalho (em dança ou por meio da dança) com seus alunos. Eles foram capacitados a se tornarem agentes multiplicadores das atividades do projeto. As oficinas de dança com os pais dos alunos tiveram o objetivo de promover a educação para e pela dança no sentido de enriquecer seu repertório corporal. Buscamos também promover momentos de sociabilização entre os pais, buscando ampliar a aproximação entre si mesmos e com as instituições educacionais, já que estas, muitas vezes, não lhes oferecem, de forma sistematizada, vivências artísticas enriquecedoras. Por termos obtidos resultados bastante positivos nesse trabalho, sugerimos que projetos similares sejam desenvolvidos em outras instituições educacionais brasileiras tanto do ensino básico como da educação infantil.

ENGLISH

A major challenge faced by the contemporary dance is to achieve educational purposes in educational institutions that involve not only students but also their parents and teachers. This research project, interface with the extension and education, has developed workshops and other activities of dance with students of 7-12 years in three schools and three early childhood education centers in the city of Viçosa / MG and also with their parents and teachers. We defined in this article, our discussion of narration and reflection on the actions and proposals artistic and cultural dance with the adult audience. Working with teachers, and has allowed them to experience dance as an art, adding that experience in his cultural and professional staff, also allowed them to give continuity to the work (or dance through dance) with their students. They were trained to become multipliers of project activities. The dance workshops with parents of students aimed to promote education and dance in order to enrich their repertoire body. We seek also to promote moments of socialization between parents, seeking to increase the proximity between

themselves and with educational institutions, as they often do not offer them, in a systematic manner, enriching artistic experiences. Because we have obtained very positive results in this work, we suggest that similar projects are developed in other educational institutions of both the Brazilian basic education as early childhood education.

download-01

 

Para citar este artigo: VIEIRA, A. P. . Formação artístico-cultural de pais e professores de alunos de instituições educacionais: a dança em foco. Cena. UFRGS, v. 2, p. 1-28, 2011.